Noções Básicas sobre Análise de Flexibilidade de Tubulações.
 

Objetivo: Desenvolver conhecimentos básicos sobre o estado de tensões das tubulações industriais quando submetidas aos carregamentos de pressão interna, peso próprio e temperatura, destacando os mecanismos utilizados para analisar e controlar seus efeitos, segundo os critérios de projeto definidos pela norma ASME B 31.3.

Público: Engenheiros, projetistas e demais profissionais com conhecimentos básicos nos segmentos de projeto, construção e montagem de tubulações industriais, buscando o aperfeiçoamento técnico na área do comportamento mecânico desses sistemas e nos principais meios de controle utilizados para garantir uma vida útil adequada e segura.

Conteúdo Programático:

  • Origem - Tensões e Solicitações Principais
  • Natureza das solicitações – Tensões Primárias x Tensões Secundárias
  • Limites admissíveis de tensões x Relaxamento Espontâneo
  • Efeitos da Temperatura x Restrições aos deslocamentos
  • Relação Tensão x Deformação
  • Flexibilidade – Definição, Influências e Meios de Controle
  • Análise de Flexibilidade - Aplicação
  • Análise de Flexibilidade x Movimentos introduzidos pelos bocais
  • Melhoria da Flexibilidade – Casos Especiais
  • Curvas de Expansão (“Loops”), Suportes de Mola  e Juntas de expansão

Instrutor: José Luiz de França Filho

FORMAÇÃO: Engenheiro Mecânico graduado em 1975 e pós-graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho em 2006.
Engenheiro especialista em Análise de Tensões de Tubulações Industriais

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Consultor Especializado da Leme Engenharia Ltda., atualmente responsável pelo grupo de Análise de Tensões da Unidade 3 da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – Angra dos Reis – RJ.
Consultor Especializado para a Análise de Flexibilidade das tubulações da Unidade de Coqueamento Retardado da Refinaria Abreu e Lima – RNEST e tubulações diversas da Usina Termelétrica CAFOR – 200 MW da referida refinaria.
Sócio Fundador e principal executivo da Cappe Engenharia Ltda., respondeu pela Direção Técnica da empresa desde sua fundação, em nome da qual conduziu diversos projetos multidisciplinares para a Petrobras e outras empresas do segmento de Petróleo e Petroquímica.

EXPERIÊNCIA DOCENTE:
Cursos de Extensão Universitária na área de projeto de tubulações, com ênfase na área de Flexibilidade e Suportes, em convênios com a Escola Técnica Celso Suckow da Fonseca – RJ, Clube de Engenharia – RJ e CREA – ES.

Autor do livro Manual de Análise de Tensões de Tubulações, publicado pela LTC Editora em junho de 2013.

 Documento sem título